A formação da nossa Comunidade tem como base caminhar em pequenos grupos que chamamos Grupos de Partilha escutando e seguindo o que a Igreja nos diz:

"A formação deverá, pois, atingir em profundidade a própria pessoa, de tal modo que cada uma das suas atitudes ou gestos, tanto nos momentos importantes como nas circunstâncias ordinárias da vida, possa revelar a sua pertença total e feliz a Deus." (João Paulo II - Vita Consecrata, parágrafo 65)

Esse é o compromisso que assumimos tendo a Palavra de Deus como coluna vertebral da Comunidade. Estamos atentos a ouvi-la com a Mãe Igreja e nela seguir os passos da nossa caminhada cristã orientada naquilo diz o Bom Pastor às Suas ovelhas.

A formação da Comunidade Bom Pastor tem como porta de entrada a participação em um Seminário de Vida no Espírito Santo. Em seguida, o ingresso em pequenos grupos organizados com o número máximo de 15 membros, onde iniciamos o aprofundamento dos Carismas, da Missão e da Espiritualidade da Comunidade Bom Pastor.


"Aí, cada um aprende a viver em fraternidade com aquele que Deus pôs ao seu lado, aceitando as suas características positivas juntamente com as suas diferenças e limitações". (João Paulo II - Vita Consecrata, parágrafo 67).

Aos que são chamados ao compromisso público de Consagração é necessário a pertença como membro engajado na Comunidade em período mínimo de dois anos.


É condição imprescindível nesse tempo de formação:

  • a freqüência assídua no seu Grupo de Partilha
  • a freqüência aos encontros de preparação para a Consagração bem como aos retiros e aprofundamentos periódicos.
  • Viver de acordo com os Termos de Compromisso assumidos no ato da Consagração

Todos os passos da caminhada na Comunidade têm o propósito de uma formação para a vida e permanente como orienta a Santa Igreja:

"A formação inicial deve, portanto, consolidar-se com a formação permanente, criando no sujeito a disponibilidade para se deixar formar em cada dia da sua vida" (João Paulo II - Vita Consecrata, parágrafo 69).

A Comunidade Bom Pastor aprofunda a formação permanente tendo como base a SAGRADA ESCRITURA, a LITURGIA DAS HORAS, os Documentos da Igreja e o Catecismo da Igreja Católica. Cumpre essa missão através de:

  • reuniões semanais dos Grupos de Partilha;
  • reuniões mensais de orientação aos responsáveis pela condução dos Grupos;
  • em RETIROS MENSAIS e aprofundamentos.

Aprofundamos a espiritualidade da Comunidade para amá-la sempre mais e dela nos sentirmos parte integrante em verdadeira pertença almejando alcançar uma comunhão fraterna cada vez mais profunda.

Caminhamos num processo de conversão contínuo da vida pessoal e comunitária para nos tornarmos filhos e filhas cada vez mais fiéis da Mãe Igreja.

TOPO

"O Reino dos Céus é semelhante a um tesouro escondido..." Mateus 13,44